Soluções de segurança que não podem faltar no Condomínio

Interfone

A comunicação sempre foi e será um ponto importante na segurança, independente de automações, sempre existirá uma dependência de ouvir e ser ouvido.

Uma central de comunicação condominial tem como principal função prover comunicação segura entre portaria e moradores, e em algumas centrais mais modernas como a CP 112, também é possível comunicação entre apartamentos.

Pode-se dizer que o sistema de interfone também funciona como uma central de automação, isso porque com a grande popularidade dos sistemas de controle de acesso, cada vez mais os fabricantes estão introduzindo a tecnologia para o interfone.

Moradores tem acesso rápido na abertura de portões sociais por meio de tag’s ou leitura de digital e também a comodidade de liberar suas visitas de dentro do seu apartamento, destravando a fechadura . Claro que cada condomínio pode ou não adotar essa funcionalidade, isso é decidido geralmente em assembléia do condomínio.

Câmeras de segurança

A menina dos olhos de toda a gestão de segurança, sem um bom sistema de CFTV em alguns casos é impossível o trabalho da portaria, pois o controle de veículos e pessoas depende de imagens geradas pelo sistema de câmeras.

O circuito fechado de câmeras também é de grande utilidade em casos de depredação do patrimônio, haja vista que, sem imagens não haverá de saber quem foi o causador.Neste caso o prejuízo será debitado de todos os moradores.

Como também não podia de ser, o sistema de CFTV é um precioso recurso para a segurança dos moradores, pois sabemos que quadrilhas se aproveitam da vulnerabilidade do local sem câmeras para praticar assaltos e sequestros.

Cerca Elétrica

De caráter inibidor no entanto muito ativo na questão de segurança, a cerca elétrica é essencial em qualquer condomínio, pois trata-se de um sistema de segurança perimetral.

Já detalhamos em nosso blog sobre esse item extramente importante (veja aqui).É humanamente impossível o monitoramento em todos os pontos do condomínio, além de se tornar onerosamente inviável um projeto para cobrir todos os pontos com câmeras de segurança.

A cerca elétrica é a linha de frente da segurança no condomínio, desta forma deve ter atenção constante na manutenção de todo o sistema, desde a central de choque até os fios que percorrem o perímetro.

Conjunto das Soluções

Não existe uma solução melhor ou pior, existe um estudo do local e elaboração de um projeto eficiente.

Por muitas vezes somos surpreendidos com envios de croquis, muitas vezes elaborados as pressas, sem nenhuma informação eficiente da vulnerabilidade do local e apenas constando quantidade e posicionamento grosseiros dos equipamentos a serem instalados.

Desta forma fica inviável a elaboração de um projeto qualificado, por isso é imprescindível a visita de um técnico até o local, assim conseguiremos entregar uma proposta mais confiável e justa.

“Não tem sentido contratar pessoas inteligentes, e depois dizer o que deve ou não fazer”

Steve Jobs

A importância da manutenção preventiva no CFTV<< >>Mibo Home: casa Inteligente